Os Camarões e o programa de doação de Mectizan assinam acordo histórico para por fim às doenças tropicais negligenciadas

(Click here to view this document in English.)

YAOUNDÉ, 16 de junho de 2022 – Um novo acordo foi assinado conjuntamente pelo Ministério da Saúde Pública dos Camarões e o Programa de Doação de Mectizan (MDP) para renovar o seu compromisso de reforçar a parceria para acelerar a eliminação da oncocercose (cegueira dos rios) e a filariose linfática (elefantíase) no país.  

Aprovado pelo Presidente Paul Biya, o acordo foi assinado pelo ilustre Ministro da Saúde Pública, Dr. Malachie Manaouda, e o Diretor do Programa (MDP), o Dr. Yao Sodahlon. 

No acordo, o MDP compromete-se em continuar a colocar à disposição gratuita, Mectizan suficiente para o tratamento da cegueira dos rios e apoiar os esforços de eliminação da filariose linfática nos Camarões até que a Organização Mundial da Saúde declare os Camarões livre de ambas as doenças. 

O Governo camaronês aceitou facilitar a entrada gratuita do Mectizan doado ao país e implementar o programa oferecendo recursos suficientes para uma distribuição eficaz de medicamentos para aqueles que necessitam; monitoramento e avaliação do progresso; e a vigilância pós-intervenção. 

Este compromisso de alto nível do governo é um desenvolvimento poderoso. O MDP trabalhará com outros países parceiros sobre os acordos similares.   

“Eliminar doenças tropicais negligenciadas tais como a cegueira dos rios, irá melhorar a qualidade de vida de milhões de Camaroneses, garantindo a sua capacidade de ganhar o seu pão e de contribuir para a prosperidade do país”, assinalou o Dr. Sodahlon. “Ao dar este passo importante fica demonstrado o compromisso do governo de fornecer um acesso a todos os camaroneses que necessitam de tratamento.”

Estas doenças constituem um enorme problema  de saúde pública aos Camarões, onde 150 dos 190 distritos de saúde são reconhecidos como endêmicos para a cegueira dos rios, filariose linfática, ou ambas — com uma população de mais de 18 milhões de habitantes. Estima-se que 45.000 distribuidores comunitários de medicamentos voluntários localizados em todo o país facilitam a distribuição dos medicamentos necessários junto com as ONGs parceiras. 

O programa camaronês de controle e eliminação da cegueira dos rios começou em 1991 e o programa de filariose linfática foi lançado em 2007. Mais de 460 milhões de comprimidos de Mectizan 3mg já foram fornecidos pelo Programa (MDP). Além do seu compromisso de eliminação destas doenças nos Camarões, o programa (MDP) tem igualmente contribuído para o reforço da capacidade de pesquisas, monitoramento e avaliação do progresso por meio da criação e desenvolvimento do Centro de Pesquisa Joseph Kamgno para a filariose e outras doenças tropicais em Yaoundé. 

A assinatura deste acordo constitui uma etapa importante para alcançar os objetivos de eliminação, criados pelo Roteiro para a eliminação de doenças tropicais negligenciadas 2021-2030 da OMS. Também vai ajudar a alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) da Nações Unidas, em particular o ODS 3.3—de “eliminar as epidemias de VIH, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas” até 2030.

“Ao trabalhar em estreita colaboração com o Ministério de saúde pública, a Organização mundial da saúde, e outras ONGs parceiras,” o Dr. Sodahlon salientou, “iremos eliminar essas duas doenças debilitantes nos Camarões.”

O MDP dirige a doação do Mectizan® pela Merck & Co., Inc., Rahway, New Jersey, USA para os países elegíveis onde a cegueira dos rios e a filaríase linfática são endémicas.

Share This Post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Print